sábado, 7 de março de 2009

Resumos no ar!

O segundo da lista é o Conselho Europeu. A pedida para os mais interessados em high politics, questões envolvendo o Oriente Médio e política de segurança européia. Ganha pontos também quem conseguir falar o nome da diretora Vanessa Eleutheriou rápido, três vezes.


CE

Conselho Europeu
A Problemática do Oriente Médio e a Revisão da PESD

Diretores:
Gabriel Antunes Ferreira de Almeida
Ana Letícia de Figueredo Sampaio

Diretora Assistente:
Vanessa Eleutheriou


Email: conselhoeuropeu@mirin-puc.com


O século XX foi marcado pela emergência de diversas questões de caráter global, cujas respostas não poderiam se dar apenas dentro de fronteiras nacionais mas necessitavam, antes, de cooperação internacional. Neste início de século XXI, tais problemáticas se mostram cada vez mais centrais para a comunidade de Estados e para seus cidadãos.

Portanto, é ideal que a União Européia, guiada pelos seus valores enraizados desde a criação da Comunidade Econômica Européia, encare tais desafios – como terrorismo, proliferação de armas de destruição em massa, crime organizado e refugiados – baseando-se em uma política externa comum que avance seu ponto de vista sem causar muitas animosidades dentro da própria instituição.

A Política Externa de Segurança e Defesa foi criada com o propósito de facilitar todo o aparato da política de segurança que já existia de forma tácita na União Européia. Hoje em dia, entretanto, a PESD ainda é considerada ineficaz, pois as limitações militares da UE e a incapacidade de se chegar a um consenso na política externa sobre determinados assuntos limitam a atuação dessa Organização no Sistema Internacional.

Ainda assim, a União Européia vem se mostrando ativa junto a instituições como OTAN, OSCE e ONU no que diz respeito à gestão de crises internacionais em várias regiões como Bálcãs, Cáucaso e Oriente Médio. Na próxima reunião do Conselho Europeu, que se dará em julho de 2009, os chefes de Estado dos 27 Estados-membros se encontrarão para, além de definir as novas diretrizes da PESD, discutir também a questão do Oriente Médio.


Esforçando-se ao máximo para satisfazer uma resolução para esta região, a agenda da reunião do CE se concentrará em problemas concretos como a crise no Iraque, refugiados palestinos na Síria e no Líbano e a questão de atores não-estatais que ameaçam a segurança da região, como as organizações terroristas. Sempre atentos ao desenrolar dessas crises e um passo à frente, os chefes-de-Estado junto à Comissão Européia são chamados a estar prontos e encontrar soluções, para que desse modo possam por em prática os verdadeiros interesses dessa Europa que se consolida cada vez mais como um ator internacional de grande relevância.


Nenhum comentário: