sexta-feira, 5 de setembro de 2008

600 MIL precisam de ajuda no Haiti, segundo a ONU

A cidade de Gonaives foi uma das mais afetadas pela tempestade
O coordenador de ajuda humanitária das Nações Unidas (ONU) para o Haiti, Joel Boutroue, disse que 600 mil pessoas precisam de auxílio no país, por causa de inundações causadas pela tempestade tropical Hanna.

Em entrevista à BBC, Boutroue advertiu que a situação pode se agravar nos próximos dias em áreas como a cidade de Gonaives, no nordeste do país, onde 70 mil pessoas estão vivendo em abrigos temporários.

O nível das águas atinge de dois a três metros em Gonaives e é difícil para os soldados de paz da ONU resgatar vítimas e levar suprimentos para a população.

Muitas pessoas estão há três dias sobre o telhado de suas casas aguardando socorro.

Descrevendo a situação do Haiti como "catástrofe", o presidente René Préval advertiu que a verdadeira extensão dos danos e o número de mortos pela tormenta só serão conhecidos quando o nível das águas baixar.

Pelo menos 136 pessoas morreram em conseqüência da passagem de Hanna - a terceira tempestade tropical a atingir o país caribenho nas últimas semanas.

O Haiti e os demais países da região agora se preparam para a possível passagem do furacão Ike, que traz ventos de mais de 200 quilômetros por hora.

Nenhum comentário: