terça-feira, 12 de maio de 2009

Número de vítimas de desastres pela mudança climática aumentá 54% até 2015

MADRI, Espanha (AFP) — As vítimas de desastres naturais provocados pela mudança climática aumentarão 54% em seis anos, alertou nesta terça-feira a organização Intermon Oxfam, que pediu aos países ricos que diminuam suas emissões poluentes e deem mais ajuda aos países mais afetados.

"Em apenas seis anos o número de pessoas afetadas pelos desastres naturais derivados da mudança climática aumentará em 54%, o que significa 133 milhões de indivíduos, que alcancará um total de 375 milhões em 2015, alerta a Oxfam.

No informe "O direito de sobreviver", apresentado nesta terça-feira, adverte que "o atual sistema internacional de resposta humanitária será incapaz de fazer frente a estas novas crises, a menos que os países ricos realizem o investimento necessário para fortalecê-lo, o que implica 25 bilhões de dólares anuais".

A organização alega que o mundo dedica uma parte ínfima de sua riqueza à assistência humanitária e que as resposta humanitárias são muitas vezes baseadas em prioridades políticas.

Nenhum comentário: