sábado, 6 de junho de 2009

Paris deve engajar-se na proteção de civis no Congo

Paris - A França deve "impulsionar" a União Europeia e as Nações Unidas a "engajarem-se" para a segurança dos civis congoleses na ocasião da visita relâmpago do presidente francês, Nicolas Sarkozy , hoje (quinta-feira) à República Democrática do Congo (RDC), estima a Oxfam France.


Num comunicado, a "Oxfam Oxfam France-Agir " apela a Sarkozy no sentido de "fazer do compromisso francês em prol do retorno à paz e à estabilidade na região dos Grandes Lagos um exemplo a seguir para a União Europeia e as Nações Unidas que devem contribuir mais para a protecção das populações civis congolesas".


"Esta visita é um sinal político forte e bem-vindo que a França envia às populações congolesas em aflição", acrescenta Luc Lamprière, director desta ONG, sublinhando que após uma renovação do interesse há alguns meses, a RDC "não é mais hoje manchete dos meios de comunicação social ou das prioridades diplomaticas" visto que "a situação no terreno continua crítica" no leste do país com o prosseguimento das pilhagens e violações, bem como das dezenas de milhares de deslocados no Kivu-Norte.


"Esperam que Nicolas Sarkozy saberá testemunhar a urgência desta crise humanitária junto dos seus parceiros do G20 na próxima semana, em Londres", prosseguiu.


O desdobramento dos 3.000 capacetes azuis suplementares prometidos em Outono passado é "uma urgência vital", estima Lamprière, "assim como a tradução, por último, nos factos da obrigação de protecção das populações civis" que vivem "com medo" face às exacções dos rebeldes e das forças armadas da RDC.


Sarkozy deve efectuar quinta-feira e sexta-feira curtas visitas na RDC, no Congo e no Níger.




Nenhum comentário: