terça-feira, 2 de junho de 2009

Crianças Continuam a Extrair Diamantes na Serra Leoa


01/05/2009

Um programa sobre direitos humanos da Universidade de Harvard diz que crianças estão a ser exploradas como uma fonte de mão-de-obra barata nas minas de diamantes da Serra Leoa.

Preocupações sobre os chamados "diamantes de sangue" da Serra Leoa usados pelos rebeldes para financiar anos de guerra civil, conduziram a reformas na indústria conhecidas por Processo de Kimberly, certificando a origem dos diamantes como "livre de conflitos".

Mas o fim da guerra na Serra Leoa não melhorou a vida das crianças que trabalham nas minas, como nos diz Matthew Wells, estudante do programa sobre direitos humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard.

"Está destruindo uma geração inteira. Está alienando uma geração. É um trabalho extenuante com graves consequências para a saúde. Os poços das minas são focos de malária porque o garimpo é feito em águas pouco profundas. Os poços, onde escavam cada vez mais fundo, desmoronam-se causando ferimentos graves ou a morte aos mineiros. E por isso é uma indústria muito perigosa, especialmente para as crianças que são forçadas a um trabalho muito difícil. "

Wells afirmou que muitas crianças foram trabalhar para as minas depois dos seus pais terem sido mortos durante a guerra civil. Outras trabalham para ajudar no sustento de suas famílias. O garimpo infantil não é apenas ilegal. Wells disse que também não é uma fonte sustentável de rendimento.

"Pagam-lhes uma insignificância. Recebem um dólar, dois dólares o máximo por dia. Não é algo que os beneficie em termos de ajudar as suas famílias. Em vez disso, precisam de ter acesso `a educação que o governo da Serra Leoa é obrigado por lei a fornecer-lhes, porque isso dá-lhes oportunidades reais de abandonarem as minas e levarem dinheiro suficiente para casa."

O relatório de Harvard faz duas recomendações gerais: que o governo de Freetown gaste mais em Educação e que o presidente da Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, melhore os regulamentos sobre as minas, por forma a que a maior parte das receitas provenientes das minas de diamantes sejam aplicadas em benefício das localidades que fornecem pessoal para o trabalho de garimpo.

Nenhum comentário: