Vinte anos após sua criação, a Organização das Nações Unidas sofreu adaptações institucionais para enfrentar os desafios do subdesenvolvimento da maioria dos estados membros. Através da resolução 2029 da XX °Assembléia Geral da ONU, foi criado em 22 de novembro de 1965 o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Inicialmente seu objetivo era o de coordenar o Programa das Nações unidas de Assistência Técnica, criado em 1949 e o Fundo Especial das Nações Unidas, criado em 1958. Em 1971 essas duas organizações se unificaram completamente sob o nome de PNUD.
O PNUD foi criado com a missão de unificar as operações de ajuda ao desenvolvimento, já existentes, promovendo melhores condições de vida e de emprego, bem como o progresso econômico e social; criar e executar soluções para problemas internacionais no campo social, econômico e da saúde; promover a cooperação internacional para a cultura e a educação e promover o respeito universal aos direitos humanos e suas liberdades fundamentais sem distinção de raça, sexo, língua e religião.
Trata-se de um programa de assistência técnica que objetiva oferecer condições para que os verdadeiros investimentos para o desenvolvimento sejam realizados. Por esta razão, as ações do PNUD restringem-se aos chamados pré-investimentos, ou seja, o PNUD não executa seus programas, mas financia, coordena e avalia os projetos que serão executados por terceiros. Por esta razão, o PNUD aplica a chamada doutrina da institucionalização programática e da terceirização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário