sábado, 1 de novembro de 2008

Glossário E

ECOSOC (Economic and Social Council): Conselho Social e Econômico das Nações Unidas. É o órgão responsável por promover o progresso social e econômico, incuindo melhoras no padrão de vida e promoção do emprego. Busca soluções para problemas internacionais sociais, econômicos e de saúde, facilitando a cooperação internacional e a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. Coordena cerca de 14 agências especializadas das Nações Unidas, 10 comissões funcionais e 5 regionais; recebe relatórios de 11 fundos e programas das Nações Unidas; e oferece recomendações políticas à ONU e aos Estados membros.

Elasticidade: Por elasticidade entende-se a medida da resposta de compradores e vendedores a variações na condição de mercado, em geral, às alterações de preço ou de renda. Assim, a elasticidade-preço é a medida da variação da demanda ou da oferta quando o preço se altera; da mesma forma, elasticidade-renda é a medida da variação da demanda ou da oferta quando a renda se altera.Geralmente, utiliza-se a seguinte fórmula para calculá-la: Elasticidade-preço (ou renda) da demanda = variação percentual da quantidade da demanda dividida pela variação percentual do preço.A demanda ou a oferta pode ser elástica, inelástica ou com de elasticidade unitária. Isto é, diz-se que uma demanda (ou oferta) é elástica (elasticidade maior do que 1) quando tem alta sensibilidade à variação de preços, alterando-se mais do que proporcionalmente. Ao contrário, quando a sensibilidade é baixa e a demanda ou oferta pouco se altera com a variação do preço, diz-se que ela é inelástica (elasticidade menor do que 1). Quando a alteração é proporcional, a elasticidade é unitária. Alguns fatores influenciam a elasticidade de um bem: grau de necessidade do produto (primeira necessidade ou supérfluo); disponibilidade de substitutos; e o horizonte temporal (o padrão de consumo ou oferta tende a se alterar ao longo do tempo).

Embargo: sanção econômica através da qual um país busca proibir parcial ou integralmente seu comércio exterior com o país-alvo. Não interfere nos contatos financeiros entre seus residentes e os do país-alvo ou nos laços econômicos entre esse e outros países.
Estado hegemônico (hegemonic state): país extremamente poderoso que organiza e controla o sistema internacional.

Extra-heavy oil: Também chamado de areias oleosas, refere-se a uma combinação de barro, areia, água e betume. Esse último elemento não é nem petróleo e nem piche, mas um semi-sólido, uma forma degradada do petróleo, que em condições normais, não pode ser usado na produção de bens, sendo necessário um processo difícil e caro para torná-lo viável para a produção de bens.

Nenhum comentário: