segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Kirkuk e suas dependências: Historicamente parte do Curdistão

Enquanto a crise política e de segurança dominam o clima no Iraque atualmente, o caso de Kirkuk e do Artigo 140, juntos com sua implementação, permanecem dormentes. Desde o colapso do ditador Iraquiano, o governo regional do Kurdistão tem tentado sob duras penas integrar o sistema de um novo Estado Federal iraquiano na qual só os Curdos acreditam!

Ainda assim, a política da américa em relação ao comprometimento para com o Iraque e o Curdistão está ainda mais em dúvida. A liderança Curda falhou em materialisar em Kirkuk pelas seguintes razões:
1. A liderança e administração incompetentes do Conselho de Kirkuk falharam em se encaixar na nova especialização no Dossiê por Kirkuk.
2. A liderança Curda não fez nenhuma mudança anterior a da data do Artigo 140. A mãe de todas essas crises não é um resultado de crises globais, mas porque nossos problemas internos como as áreas sujeitas a corrupção, lutas e competição política entre os dois partidos, K.D.P. e P.U.K.

Kirkuk, a área mais estratégica no Curdistão Iraquiano e em todo o Oriente Médio, tem sempre sido alvo de outros devido a sua localização. Além disso, as civilizações Curdas, Charmo e Matara residem nessa área. A localização de Kirkuk e suas estratégias resultantes são óbvias, pois ela conecta Irã e Iraque, particularmente no Império Ottomano, na qual foi a sua localização mais valiosa entre Irã e os Otomanos. Os tempos de maior importância de poder e estratégica em Kirkuk foram no início de 1907, aonde havia competição entre companias estrangeiras, incluindo americanas, inglesas, alemãs, turcas e francesas para explorar o petróleo de Kirkuk. Metade do petróleo cru do Iraque vem dessa região, e apenas outros quatro países do mundo podem rivalizar com ela em relação á quantidade de Petríleo: Kuwait, Arábia Saudita, EUA, mais especificamente no Texas, e Venezuela, mais especificamente na região de Laconis. A reserva de Kirkuk consiste em 7% das reservas naturais do mundo, além da região possuir outros recursos naturais, como carvão.

O movimento nacionalista Curdo tem sacrificado muito para proteger Kirkuk e esteve sempre no centro das negociações entre líderes Curdos e os regimes passados no Iraque. O acordo primordial entre o movimento Curdo e o regime iraquiano em 1970 foi o de que Kirkuk deveria estar no centro de toda a discussão por autonomia da região,

Kirkuk, em si, é a quarta maior cidade do Iraque, aproximadamente 230km ao Norte de Bagdá. Desde o seu princípio, a população majoritária tem sido de Curdos, que conviviam com Árabes e Turcomanos em relativa harmonia. Mas os principais inimigos dos Curdos e do Curdistão afirmam que os primeiros não são a maioria, e sempre que um regime Iraquiano tem a chance, tenta instalar uma guerra civil para imobilizar o crescimento econômico e social, como foi o caso da luta entre Curdos e Turcomanos em 1959.

Como o último senso decente feito na região foi em 1957, esse é o único parâmetro de confiança existente para se criar uma noção. Nele, os Curdos compunham 48% da população, Árabes 28,2%, Turcomanos 21,7% e outros 2,1%. Obviamente o Curdistão não sobreviveria sem Kirkuk, e seus inimigos sabem muito bem disso. As limpezas étnicas, deportações, e o envio de famílias árabes para se instalar no local são exemplos claros disso.

Fonte: www.Kurdishmedia.com
Autor: Mufid Abdulla
Publicado em: 17/05/2008

Nenhum comentário: