sexta-feira, 14 de maio de 2010

Responsável descarta adiamento do referendo no Sul-Sudão

Cartum - O presidente da missão de avaliação do acordo de paz Norte-Sul, Derek Plumbly, descartou hoje (terça-feira) o adiamento do referendo da independência do Sul-Sudão, previsto para Janeiro de 2011, como foram as recentes eleições nacionais.


Plumblu apelou sempre a formação "rápida" da comissão referendária, a sua composição antes de ser anunciada pelas autoridades, sete meses desse voto chave para o futuro do maior país de África.


O Sudão realizou de 11 a 15 de Abril de 2010 as suas primeiras eleições, desde 1986, um escrutínio inicialmente previsto para Julho de 2009, mas que foi adiado várias vezes.


"Não penso que esse tipo de cenário possa acontecer com o referendo", afirmou Derek Pulmbly, durante uma entrevista à AFP.


O responsável disse que deseja a nomeação rápida de membros da comissão referendária, e julga impossível estabelecer uma data. Isso não deverá levar muito tempo".

Nenhuma das partes nega um acordo de princípio para a conclusão de um acordo sobre a nomeação de membros da futura instância.


A comissão deverá estabelecr uma lista de eleitores que poderão votar no referendo da independência do Sul-Sudão, não recuperando os dados que foram utilizadas nas eleições.

O processso de registo dos eleitores foi então vivamente criticado pela oposição, que havia acusado o partido do Presidente, Omar el-Bechir de ter aumentado artificialmente as listas a seu proveito e utilizado meios do Estado para facilitar a inscrição dos seus apoiantes.

Os adultos que vivem no Sul-Sudão assim como os sulistas que vivem no Norte ou no estrangeiro poderão votar no referendo.


Mas nesses dois últimos casos, será delicado determinar quem é originário do Sul-Sul e quem não é, de onde há dimensão étnica ligada ao registou, explicou Plumbly.


O diplomata britânico afirmou que os duas grandes formações do Norte e do Sul-Sudão - respectivamente o Partido do Congresso Nacional (NCP) do presidente Bechir e o Movimento Popular de Libertação do Sul (EPLS) de Salva Kiir - entenderam-se sobre a lista dos elementos pós-referendo a tratar antes da realização do voto.

Nenhum comentário: