Beckam na Serra Leoa De acordo com os dados do relatório sobre A Situação Mundial da Infância 2008, 27% das crianças de Serra Leoa morrem antes dos cinco anos, o que confere ao país a triste posição de primeiro na lista dos países com piores taxas de sobrevivência infantil. Em nenhum outro lugar do mundo a necessidade de pôr em marcha estratégias para salvar vidas de crianças é mais evidente do que na Serra Leoa.
David Beckam visitou a localidade de Bombali, no Norte, onde se registam as mais elevadas taxas de mortalidade infantil do país. Aí teve a oportunidade de visitar um centro de saúde onde pôde constatar em primeira mão quais são as principais causas que impedem muitas crianças de ultrapassar a primeira infância. O paludismo por si só causa 33% das mortes, seguido da diarreia, da má nutrição e de doenças como o sarampo e a tuberculose. Os números são trágicos, e o que também é trágico é que todas estas causas são evitáveis com intervenções de baixo custo.
A UNICEF coopera com os centros de saúde da Serra Leoa para inverter esta situação. Beckham pôde testemunhar algumas iniciativas nas quais a UNICEF apoia as comunidades, vacinando as crianças e mães e promovendo a educação sobre a importância de práticas de higiene para evitar as doenças diarréicas. O apoio da UNICEF permite aos técnicos de saúde a chegarem a centenas de crianças. Num centro de alimentação terapêutica, David Beckham ficou a conhecer as estratégias seguidas pela UNICEF para libertar da má nutrição grave bebés que chegam a pesar menos de 70% do seu peso normal. Para além da alimentação terapêutica com leite enriquecido e biscoitos de vitaminas, a UNICEF promove o aleitamento materno exclusivo como a melhor maneira de proteger a saúde dos bebés até aos seis meses de idade. Para ter êxito, é necessário que as mães conheçam as vantagens do aleitamento e que elas próprias tenham uma alimentação adequada. Com estas intervenções básicas, o centro visitado por David Beckham consgeuiu inverter a má nutrição de 90% das crianças internadas. Sobrevivência infantil Por dia morrem mais de 26 000 crianças menores de cinco anos devido a causas evitáveis, o que indica que, apesar dos grandes progressos realizados, ainda há muito caminho a percorrer. Porém, existem motivos para ter esperança: pela primeira vez na história o número de mortes de crianças no mundo desceu abaixo dos dez milhões, o que revela que o trabalho para promover a sobrevivência funciona e existem intervenções eficazes que permitem avançar ainda mais. O êxito, segundo o relatório sobre A Situação Mundial da Infância 2008, "é uma questão de vontade e acção".
“Não podemos fechar os olhos face às dezenas de milhares de crianças pequenas que morrem por dia nos países em desenvolvimento, maioritariamente de causas evitáveis", afirma Beckham. "Salvar estas crianças é uma prioridade fundamental para a UNICEF e, como Embaixador, espero poder chamar a atenção do mundo para esta realidade”.
Fotogaleria
|
| ©UNICEF HQ08-0014 David Turnley Serra Leoa: David Beckham, Embaixador de Boa Vontade da UNICEF, joga futebol com um grupo de rapazes nos subúrbios de Makeni na Província Norte do país. | |
| | ©UNICEF HQ08-0008 David Turnley Serra Leoa: David Beckham administra a vacina oral da polio a Mariatsu, um bebé com dois dias de vida, durante uma visita à maternidade na cidade de Mangorea no Norte do país. A mãe, Alice, segura o bebé nos braços com a ajuda da enfermeira Ângela. A mãe de Mariatsu tem apenas 16 anos e espera poder voltar à escola logo que possível. | |
| |
Nenhum comentário:
Postar um comentário