sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

China pede que OMC crie grupo de especialistas para investigar medidas anti-subsídio e anti-dumping dos EUA

A China pediu ontem (22) que a Organização Mundial do Comércio (OMC) crie um grupo de especialistas para avaliar a legalidade das medidas anti-subsídio e anti-dumping adotadas pelos EUA contra produtos chineses como tubos de aço padronizados e tubos de aço retangulares.

Numa reunião para solução de conflitos, o representante chinês na OMC, Lu Xiankun, apontou que as medidas dos EUA levantaram uma série de dúvidas em relação à organização. A China está especialmente preocupada com a conformidade das medidas em relação aos regulamentos da entidade.

Lu afirmou que a China já expressou a sua preocupação aos EUA em diversas ocasiões, sem que uma solução tenha sido apresentada pela outra parte. Em vista desta situação, a China não tem outra opção senão exigir que a organização para solução de conflitos designe um grupo de especialistas para investigar o assunto.

Na reunião, os EUA impediram a criação do grupo de especialistas. No entanto, caso a China volte a formular o pedido na próxima reunião, o grupo de especialistas vai ser criado.

Fonte: http://portuguese.cri.cn/101/2008/12/23/1s100764.htm

Nenhum comentário: