O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores indonésio, Teuku Faizasyah, afirmou, em comunicado, que o Governo tailandês colocou realizar a reunião no próximo dia 15, em Jacarta, onde fica a sede da Secretaria-Geral do bloco regional.
Faizasyah acrescentou que já estão se preparando para organizar o evento, caso a proposta seja aceita.
O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, ofereceu na segunda-feira receber alguns dos encontros da cúpula, como as reuniões de ministros de Exteriores e Finanças.
Também é possível que a ilha de Bali organize a reunião entre os titulares de Finanças e seus parceiros da Asean+3: China, Coréia do Sul e Japão.
O Governo da Tailândia confirmou ontem o adiamento da cúpula, depois que o Tribunal Constitucional dissolveu o partido do primeiro-ministro tailandês, Somchai+Wongsawat, e o desabilitou por fraude eleitoral.
Há um mês, e quando começava a se ver encurralado pelos manifestantes antigovernamentais, Wongsawat já havia decidido transferir a reunião de Bangcoc para a cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia, para encontrar um clima menos exaltado, segundo a versão oficial.
Os ativistas terminaram ontem à noite uma semana de ocupação dos dois aeroportos da capital, para exigir a renúncia do Governo.
A princípio, a reunião começaria em 14 de dezembro, com a reunião de altos funcionários, e terminaria em 17 com a cúpula da Ásia Oriental, da qual participam China, Coréia do Sul e Japão.A Asean é formada por Mianmar (antiga Birmânia), Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã.
Mais informações: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL909252-5602,00-TAILANDIA+PROPOE+A+INDONESIA+TRANSFERIR+CUPULA+DA+ASEAN+PARA+JACARTA.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário