quarta-feira, 1 de julho de 2009

Osce debate o futuro desenho da segurança na Europa

Ministros de Exteriores de 56 países reúnem-se para discutir novas políticas e estratégias de segurança

CORFÚ - A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) reúne-se neste domingo na ilha grega de Corfu para debater a abertura de um processo de criação de uma nova estratégia de segurança na Europa e a proposta russa de um tratado que regule essa política.

A reunião de ministros de Exteriores dos 56 países da Osce começou no sábado com um jantar, na qual a ministra grega, Dora Bakoyannis, ressaltou que "há diferentes percepções estratégicas entre os principais acionistas da segurança europeia, algo que levou a uma perda de confiança".

Por isso, o responsável da Presidência rotativa da Organização disse que "um diálogo franco, aberto, inclusive autocrítico, e global sobre o estado da segurança na Europa é preciso há muito tempo".

A intenção dos ministros é que a reunião sirva para abrir um "processo de Corfú" que conduza a longo prazo a um novo sistema de segurança. Fontes da Presidência grega indicaram, no entanto, que é preciso ser "pragmático" e não ter "expectativas altas demais" sobre a velocidade e os resultados deste processo.

Nenhum comentário: