sábado, 15 de março de 2008

Dicas de filmes sobre a Crise da Bósnia




"Grbavica":Filme vencedor do Urso de Ouro, conta a história da adolescente Sara (Luna Mijovic), que cresceu ouvindo que seu pai havia morrido como herói, em Sarajevo, na Guerra da Bósnia, e acaba descobrindo, por acaso, que nasceu de um estupro, pois sua mãe foi violentada num campo de prisioneiros, o que ocorreu com dezenas de mulheres."Aproveito essa oportunidade para lembrar que a guerra terminou, mas os os criminosos de guerra até agora não foram capturados, e foram eles que organizaram os estupros coletivos", disse a diretora bósnia Jasmila Zbanic ao ganhar o prêmio.







"Terra de Ninguém":Impressionante filme bósnio assinado pelo estreante Danis Tanovic, conta a história de um grupo bósnio que se perde no meio de um nevoeiro na madrugada e acaba bombardeado pelas linhas sérvias. Entre mortos e feridos, o bósnio Ciki (Branko Djuric) e o soldado sérvio Nino (Rene Bitorajac) sobram numa trincheira, num trecho entre as duas linhas inimigas. Um quer matar o outro e as armas para isso mudam de mãos o tempo todo.
Bem ao seu lado, pende a questão mais urgente, um outro bósnio (Filip Sovagovic), que não pode mover-se, porque está deitado sobre uma mina.
Uma missão das Nações Unidas é despachada para resolver o impasse, atentamente observada pelo habitual circo da mídia, e o desenrolar dos acontecimentos serve como comentário da dolorosa incompetência, tanto da política, como dos militares e da imprensa, para resolver os impasses humanos. O trabalho ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes/2001.


Um comentário:

Caio Scot disse...

Eu vi o filme "Terra de Ninguém" e quem for participar do Conselho de Segurança Histórico deve realmente ver o filme porque ele mostra bastante a posição da ONU quanto o conflito.
Inclusive para os que tem tv a cabo, ele está passando no canal TeleCineCult.