domingo, 6 de junho de 2010

Israel reitera bloqueio a Gaza e desvia navio de ajuda

AE-AP - Agência Estado

Israel reiterou o bloqueio do acesso à Faixa de Gaza ao interceptar neste sábado outro navio de ajuda e desviá-lo para o porto de Ashdod. A ação durou poucos minutos e transcorreu sem violência. Os 11 passageiros e oito membros da tripulação serão deportados. Entre eles, Mairead Corrigan, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1976, e o ex-coordenador de ajuda humanitária das Nações Unidas no Iraque, Denis Halliday, estavam a bordo.

A operação ocorreu quase uma semana após Israel abordar agressivamente uma frota de seis embarcações, também em águas internacionais. No confronto, forças israelenses abriram fogo contra ativistas de um navio turco, matando nove deles. Um relatório preliminar da autópsia revelou que houve um total de 30 disparos. Dentre as vítimas, cinco levaram tiros na cabeça e nas costas e um foi baleado de perto, de acordo com o relatório. Israel informou que os militares agiram em defesa própria contra o que descreveu como extremistas islâmicos.

Contudo, o incidente causou muita indignação internacional e intensificou as exigências para que o país suspenda a obstrução que confina 1,5 milhão de palestinos a um espaço mínimo de terras.

Por enquanto, os confrontos em águas marítimas devem continuar. Os organizadores da frota interceptada hoje disseram que planejam despachar mais três embarcações nos próximos meses e que quatro capitães já se dispuseram a participar das missões. "O que Israel precisa entender é que não se consegue nada com força", disse Greta Berlin, do grupo cipriano Free Gaza, que enviou o último navio de ajuda, o "Rachel Corrie".

Israel disse que bloqueará qualquer tentativa de alcançar a Faixa de Gaza pelo mar, de modo a impedir a chegada de armamentos para os militantes do grupo islâmico Hamas. "Israel...não permitirá o estabelecimento de um porto iraniano em Gaza", afirmou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Ao mesmo tempo, o país sinalizou neste sábado que considera aliviar o bloqueio, embora as autoridades não tenham fornecido detalhes sobre o assunto. Israel e Egito fecharam as fronteiras de Gaza, depois que o Hamas tomou o território do presidente palestino, Mahmoud Abbas, três anos atrás. As informações são da Associated Press.



Nenhum comentário: