domingo, 24 de agosto de 2008

Acompanhe o que aconteceu e o que vem acontecendo na Birmânia

História da Birmânia

Essa é uma cronologia dos principais acontecimentos

1057 - Rei Anawrahta funda o primeiro Estado unificado birmanês em Pagan (ou Pagã) e adota o budismo theravada como religião oficial do Estado.
1287 - mongóis sob a liderança de Kublai Khan conquistam Pagã.
1531 – Dinastia Toungoo, com a ajuda portuguesa, reunifica a Birmânia.
1755 - Alaungpaya funda a dinastia Konbaung.
1824-26 – Primeira guerra anglo-birmanesa termina com o Tratado de Yandabo, segundo o qual a Birmânia cede, Arakan, faixa costeira, entre Chittagong e Cabo Negrais e as Índia britânica.
1852 - Grã-Bretanha anexa mais territórios, incluindo Rangun, o que dá seqüência a segunda guerra anglo-birmanesa.
1885-86 - Grã-Bretanha toma Mandalay após uma breve batalha; Birmânia se torna uma província da Índia britânica.
1937 - Grã-Bretanha separa a Índia da Birmânia e a torna mais uma colônia da Coroa.
1942 - Japão invade e ocupa a Birmânia. É formado o Exército de Independência da Birmânia, que mais tarde se transformaria no movimento anti-fascista: Liga Popular da Liberdade (AFPFL) e resistem ao domínio japonês.
1945 - Grã-Bretanha libera Birmânia da ocupação japonesa com a ajuda de AFPFL, liderada por Aung San.
1947 - Aung San e seis membros do seu governo provisório são assassinados pelos adversários políticos liderados por U Saw, um nacionalista rival de Aung San's. U Nu, ministro dos negócios estrangeiros do governo em Ba Maw, Birmânia, que governou durante a ocupação japonesa, pediu a cabeça do AFPFL e do governo.
1948 - Birmânia torna-se independente em U Nu como primeiro-ministro.
O Irrawaddy: espinha dorsal da Birmânia do comércio de arroz
2.170 km (1.350 milhas) de comprimento
Comercialmente navegável de 1.300 km (800 milhas)
Meados de 1950 - U Nu, juntamente com o Primeiro-Ministro indiano Nehru, presidente indonésio Sukarno, Tito da Iugoslávia, Presidente egípcio e co-presidente Nasser se encontram para formar o Movimento dos Não-Alinhados.
1958-60 – Governo dos Cuidadores, liderado pelo Chefe do Estado Maior do Exército, General Ne Win, formada na ramificação do Partido AFPFL.
1960 - U Nu teve vitórias decisivas nas eleições, mas a sua promoção do Budismo como religião do Estado e sua tolerância ao separatismo irrita os militares.
1962 - Golpe militar liderado pelo General Ne Win, que suprime o sistema federal e inaugura "Caminho para o Socialismo Birmanês" - nacionalizam a economia, formando um Estado de partido único com o Partido do Programa Socialista, e a proibição dos jornais independentes.
1974 - A nova Constituição entrar em vigor, transferindo o poder de forças armadas para uma Assembléia Popular liderado por Ne Win e outros antigos dirigentes militares; corpo do antigo secretário-geral das Nações Unidas U Thant regressou à Birmânia para o enterro.
1975 - Oposição Frente Democrática Nacional de base regional formada por grupos minoritários, que montam insurreições, em forma de guerrilhas.
1981 - Ne Win “passa” a presidência de San Yu, um general reformado, mas continua como presidente do Programa Partido Socialista.
1982 - Lei designação de pessoas não-indígenas do fundo como "associar os cidadãos", em vigor a fim de barrar essas pessoas de cargos públicos.
1987 - desvalorização monetária anula muitas pessoas da poupança e desencadeia tumultos antigovernamentais.
1988 - Milhares de pessoas são mortas em tumultos antigovernamentais. O Conselho de Restauração da Lei e Ordem do Estado (CELOR) é formado.
1989 - Slorc declara lei marcial, detenções milhares de pessoas, incluindo os defensores da democracia e dos direitos humanos, nomeia a Birmânia como Myanmar, com a capital, Rangun, tornando-se Yangon. Líder da LND, Aung San Suu Kyi, filha de Aung San, é colocada sob prisão domiciliar.
1990 - Oposição Liga Nacional para a Democracia (LND) vence avassaladoramente em eleições gerais, mas o resultado é ignorado pelos militares.
1991 - Aung San Suu Kyi ganha o Prêmio Nobel da Paz por seu compromisso com a mudança pacífica.
1992 - Than Shwe substitui Saw Maung Slorc como presidente, primeiro-ministro e ministro da defesa. Vários presos políticos libertados no lance de melhorar a imagem internacional da Birmânia.
1995 - Aung San Suu Kyi é libertada da prisão domiciliária após seis anos.
1996 - Aung San Suu Kyi aparece no primeiro congresso da LND desde sua libertação;
1997 - Birmânia admitida na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN);
1998 - 300 membros da LND libertados da prisão; Começa a haver recusa em cumprir com LND no prazo para a convocação do Parlamento; manifestações estudantis nas cortes.
1999 - Aung San Suu Kyi não é permitida visitar seu marido britânico, Michael Aris, que morre de câncer no Reino Unido.
2000 setembro - Restrições aos movimentos de Aung San Suu Kyi e de altos membros do partido NLD.
2000 outubro - Aung San Suu Kyi inicia conversações secretas com os poderes municipais .
2001 – Prisão de 200 ativistas pró-democracia. Governo diz que libera os ativistas nas conversações com o líder da LND. Aung San Suu Kyi permanece sob prisão domiciliária.
Fevereiro 2001 - exército birmanês, Shan em confronto com rebeldes tailandeses na fronteira.
2001 junho - Primeiro-ministro tailandês visita Shinawatra, diz que as relações estão de volta no caminho certo.
2001 setembro - Inteligência Khin Nyunt visitas-chefe da Tailândia. Birmânia promessas de eliminar o comércio de drogas Triângulo Dourado em 2005.
2001 novembro - Presidente chinês Jiang Zemin visitas, as questões declaração apoiando governo, declaradamente insta a reforma econômica.
2002 maio - líder pró-democracia Aung San Suu Kyi libertada após quase 20 meses de prisão domiciliária.
2003 maio - Aung San Suu Kyi em "proteção" após confrontos entre seus adeptos e os do governo.
Agosto 2003 - Khin Nyunt torna-se primeiro-ministro. Ele propõe a realização de uma Assembléia Constituinte, em 2004, para elaboração de nova Constituição, como parte do "roteiro" para a democracia.
2003 novembro - Cinco altos dirigentes LND libertados da prisão domiciliar após a visita do enviado da ONU de direitos humanos.
Janeiro 2004 - Governo conversa com a União Nacional Karen - mais importante grupo étnico de combate governo - acordar para pôr fim às hostilidades.
2004 maio – Assembléia Constituinte começa, apesar de boicote a Liga Nacional para a Democracia (LND), cuja líder Aung San Suu Kyi continua sob prisão domiciliar. A Assembléia é suspensa em julho.
2004 outubro - Khin Nyunt é substituído como primeiro-ministro em meio relatos de uma luta pelo poder. Ele é colocado sob prisão domiciliar.
2004 novembro – Lideranças dissidentes são libertadas como parte de uma anistia de milhares de prisioneiros, incluindo Min Ko Naing, que conduziu a 1988 manifestações estudantis pró-democracia.
2004 dezembro - Ondas gigantes, geradas por um terremoto submarino ao largo da costa indonésia, atingiram a costa. O primeiro-ministro diz que 59 pessoas foram mortas e mais de 3 mil ficaram desabrigados.
Nay Pyi TAW: Nova capital está em uma região remota
Fevereiro 2005 – Assembléia Constituinte é retomada, sem a participação da oposição e dos principais grupos étnicos. As conversações finais ocorreriam em janeiro de 2006, sem quaisquer relatórios de resultados claros.
2005/ 7 de maio - Três explosões quase simultâneas em bairros da capital. O governo coloca o número de mortes em 23.
2005 julho - Asean anuncia que a Birmânia foi rejeitada para a presidência do grupo em 2006.
2005 novembro - Birmânia afirma a sua sede de governo avançará para um novo local perto da cidade central de Pyinmana.
2006 março - A nova capital - Nay Pyi TAW - hospeda o seu primeiro evento oficial, um desfile do Dia das Forças Armadas.
Janeiro 2007 - A China e a Rússia vetam um projeto de resolução no Conselho de Segurança da ONU ordenando a Birmânia a parar de perseguir a oposição e os grupos minoritários.
2007 abril - Birmânia e a Coréia do Norte restauram os laços diplomáticos, depois de 24 anos após a acusação norte-coreana.
2007 maio - Aung San Suu Kyi tem prisão domiciliária prorrogado por mais um ano.
Junho 2007 - Em uma partida de suas raras normalmente atitude neutra, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) acusa o governo de abusar dos direitos do povo birmanês.
Agosto 2007 - Onda de dissidência pública provocada pelo aumento dos preços de combustível. Dezenas de ativistas estão presos.
2007 setembro – Governo Militar declara completa a Assembléia Constituinte.
Monges budistas realizam uma série de protestos anti-governamentais. Aung San Suu Kyi está autorizada a deixar sua casa para cumprimentar monges demonstrando em Rangun. Trata-se de sua primeira aparição pública desde 2003.
Autoridades começam para combater os protestos e as manifestações, mas elas continuam.
Ibrahim Gambari enviado das Nações Unidas visita a líder oposicionista Aung San Suu Kyi.
2007 outubro – “Normalidade” volta a Rangun com forte presença militar no meio.
Depois de algum atraso, Conselho de Segurança da ONU repudia a repressão militar sobre manifestantes pacíficos.
Janeiro 2008 - Uma série de bombas atinge o país. Mídia estatal culpa "insurgentes", incluindo a União Nacional Karen (KNU), um grupo que luta por uma maior autonomia para as pessoas da etnia Karen.
2008 abril - Governo publica nova proposta de Constituição, que atribui um quarto dos lugares no parlamento para os militares e proíbe líder oposicionista Aung San Suu Kyi de pleitear o cargo. Para ser posta a referendo nacional no dia 10 maio.
2008 maio - Ciclone atinge o baixo delta de Irrawaddy. Algumas estimativas põe o número de mortos em 134 mil.
Referendo prossegue em meio à crise humanitária na seqüência do ciclone. Governo diz que 92% votaram a favor do projeto de Constituição e insiste que pode lidar com a destruição causada pelo ciclone sem ajuda externa.
Junta renova o tempo de prisão domiciliar de Aung San Suu Kyi.

Nenhum comentário: