domingo, 20 de abril de 2008

Alargamento na União Européia

I. Reunificação do continente

(a) A Europa dos Vinte e Cinco

Ao reunir se em Copenhaga em Dezembro de 2002, o Conselho Europeu tomou uma das decisões mais importantes de toda a história da integração europeia. Convidando mais 10 países a aderir à UE em 1 de Maio de 2004, os Quinze de então não se limitaram a fazer crescer a área do território e a população da UE. Puseram também termo à divisão do continente entre o mundo livre e o mundo comunista, existente desde 1945.

Este quinto alargamento da UE teve uma dimensão política e moral. Permitiu que países tão europeus como os outros - em termos de situação geográfica mas também de cultura, história e aspirações - como Chipre, Malta, a República Checa, a Estónia, a Hungria, a Letónia, a Lituânia, a Polónia, a Eslováquia e a Eslovénia - se juntassem à família democrática europeia e partilhassem o grande projecto gizado pelos pais fundadores da UE.

(b) O alargamento posterior

A Bulgária e a Roménia tornaram se países candidatos em 1995. O processo foi mais moroso para estes dois países que para os restantes dez, mas em 1 de Janeiro de 2007 também eles aderiram, elevando para 27 o número de Estados-Membros da UE.

(c) Outros candidatos

A Turquia, um país que é membro da NATO e tem um acordo de associação com a UE de longa data, candidatou se à adesão em 1987. A sua situação geográfica e a sua história política levaram a UE a hesitar durante muito tempo antes de dar uma resposta favorável a esta candidatura. No entanto, em Outubro de 2005, o Conselho Europeu encetou negociações de adesão com a Turquia e, em simultâneo, com outro país candidato, a Croácia. Ainda não foi fixada uma data para a eventual entrada em vigor de um tratado de adesão destes dois países no termo das negociações em curso.

(d) Os países dos Balcãs Ocidentais

Estes países, na sua maior parte originários da antiga Jugoslávia, estão também a voltar se para a União Europeia para acelerarem a sua reconstrução económica, melhorarem as suas relações mútuas, abaladas por guerras étnicas e religiosas, e consolidarem as suas instituições democráticas. Em Novembro de 2005, a UE concedeu o estatuto de "país candidato" à Antiga República Jugoslava da Macedónia. A Albânia, a Bósnia Herzegovina, o Montenegro e a Sérvia contam se entre os outros potenciais candidatos.



Fonte: http://europa.eu/abc/12lessons/lesson_3/index_pt.htm

Nenhum comentário: