"O ex-bispo esquerdista Fernando Lugo se tornou o novo presidente do Paraguai, após vencer as eleições deste domingo (20). O resultado foi confirmado pelo Tribunal de Justiça Superior Eleitoral (TJSE) paraguaio. (...)
'Hoje é um dia histórico do país. É um dia em que atingimos a plenitude democrática. Antes mesmo de se completarem oito meses da data que decidi assumir a candidatura, cometi a ousadia de virar presidente', afirma Lugo. (...)
Fernando Lugo se torna o primeiro presidente paraguaio fora do Partido Colorado desde 1947 - na eleição paraguaia, não existe segundo turno, como no Brasil. (...)
A missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que acompanha as eleições, destacou a alta participação nas primeiras horas de votações.
'Queremos felicitar os paraguaios pela lição de dever cívico dada', disse em uma coletiva de imprensa María Emma Mejía, ex-chanceler da Colômbia e chefe da missão de mais de setenta observadores da OEA no país. (...)[No entanto,] a organização Transparência Internacional também denunciou ter presenciado compra de votos e intimidação em locais de votação. Por sua vez, a Organização dos Estados Americanos (OEA) disse só ter registrados incidentes de pequena importância."
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL419331-5602,00.html (20/04/2008)
O novo governo promete trazer à tona algumas tensões diplomáticas em relação ao Brasil...
"A manchete do jornal ABC Color, o principal do Paraguai, neste domingo, dia de eleições presidenciais, diz que a "prioridade" do próximo governo deve ser a revisão do tratado da hidrelétrica binacional de Itaipu, assinado com o Brasil em 1973.
'Brasil explora o Paraguai em Itaipu', diz o título principal. 'Esta deve ser a prioridade máxima do próximo governo'.
No texto, afirma-se que o Paraguai é um dos poucos países do mundo com excedentes energéticos, mas devido ao acordo assinado durante período de ditaduras militares nos dois países e 'mantido por governos corruptos, não pode usufruir, legitimamente, de seus recursos naturais, como faria qualquer nação do planeta'. (...)
O jornal ABC gerou polêmica também neste domingo com uma charge publicada na primeira página, na qual Lugo, vestido com camisa amarela e short azul - semelhante ao uniforme dos jogadores brasileiros na seleção de futebol - está atravessando a linha de chegada.
Correndo atrás, Oviedo, com cara de esforço, e Ovelar, de língua para fora, cansada.
O vice-presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), Juan Manuel Morales, criticou o jornal ABC Color, alegando que tinha desrespeitado as regras eleitorais ao publicar a charge."
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL418955-5602,00.html (20/04/2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário