sábado, 1 de novembro de 2008

Glossário: alguns termos de Relações Internacionais, Política ou Economia que vale a pena saber... Letra A

Acordo stand-by (stand-by agreement): No jargão do Fundo Monetário Internacional significa um acordo entre o Fundo e o país que tomará o empréstimo que especifica o programa de ações a serem implementadas pelo país em troca de apoio financeiro do Fundo, a fim de assegurar que a queda das taxas de câmbio a curto prazo não se torne permanente.

Agroecologia: É definida como uma nova abordagem da agricultura, que visa a introdução de de novas técnicas e conceitos na produção de alimentos, sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos solúveis. Conhecida também como agricultura orgânica, a agroecologia sistematiza propostas de uma agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.

Agroenergia: Fonte alternativa de energia proveniente da agricultura, podendo ser dividida em quatro grandes grupos:etanol e co-geração de energia provenientes da cana-de-açúcar;biodiesel de fontes lipídicas (animais e vegetais); biomassa florestal e resíduos; e dejetos agropecuários e da agroindústria. Das florestas energéticas obtêm-se diferentes formas de energia, como lenha, carvão, briquetes, finos (fragmentos de carvão com diâmetro pequeno) e licor negro. O biogás é originário da digestão anaeróbica da matéria orgânica. O biodiesel pode ser obtido de óleos vegetais, gorduras animais ou resíduos da agroindústria. O etanol, embora possa ser obtido de outras fontes, apresenta competitividade quando resultante da cana-de-açúcar. (Fonte: Ministério da Agricultura)

AIEA (IAEA): Agência Internacional de Energia Atômica (International Atomic Energy Agency). Funciona como um fórum intergovernamental mundial para cooperação técnica e científica voltado para o uso pacífico de tecnologia nuclear. Estabelecida em 1957 como uma organização autônoma ligada às Nações Unidas, a AIEA vem desenvolvendo programas que visam maximizar as contribuições da tecnologia nuclear para a sociedade e realizando inspeções para garantir sua utilização para fins pacíficos.

ALCA: O esforço para unir as economias do Hemisfério Ocidental em uma única área de livre comércio inicia-se com a Primeira Cúpula das Américas, realizada em Miami, em 1994. Chefes de Estado de 34 países (menos Cuba) decidem construir a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). O Objetivo da ALCA consiste em eliminar progressivamente as barreiras ao comércio entre estes países.
Argumento da indústria nascente (infant-industry argument): se uma indústria que já é aberta para o comércio ou que já se encontra sob pressão por produtos importados, receber proteção temporária, poderá tornar-se tão competitiva quanto seus competidores estrangeiros.

ASEAN: A Associação de Nações do Sudeste Asiático foi craida em agosto de 1967, com sede em Bangkok, Tailândia, e tem como objetivos acelerar o desenvolvimento da região, promover a paz regional e a prosperidade. São membros Myanmar, Laos, Camboja, Vietnan, Filipias, Malásia, Burnei, Singapura, Indonésia e tem Papua Nova Guiné e o Timor Leste como observadores.

Assembléia Geral das Nações Unidas (AG): Composta por todos os atuais 192 países membros da ONU, a Assembléia Geral reúne-se ordinariamente na terceira terça-feira do mês de setembro de cada ano. Na ocasião os países fazem pronunciamentos à Assembleia apresentam opiniões e expõem suas políticas. A Assembléia tem por algumas de suas funções: examinar e fazer recomendações sobre os princípios da cooperação internacional para a manutenção da paz e da segurança, inclusive os princípios que regem o desarmamento e a regulamentação dos armamentos;discutir quaisquer questões que afetem a paz e a segurança e, exceto quando uma situação ou controvérsia estiver sendo debatida pelo Conselho de Segurança, formular recomendações a respeito; receber e apreciar os relatórios do Conselho de Segurança e dos demais órgãos das Nações Unidas; eleger os dez membros não-permanentes do Conselho de Segurança, os 54 membros do Conselho Econômico e Social e os membros do Conselho de Tutela que são eleitos; participar com o Conselho de Segurança na eleição dos juízes da Corte Internacional de Justiça; e, por recomendação do Conselho de Segurança, nomear o Secretário-Geral, entre outros.

Autoridade Nacional Palestina: A Autoridade Nacional Palestina (ANP) é uma forma de governo autônomo instituído para implementar acordos de paz com Israel. Ela foi criada no Acordo de Oslo (1993) entre a Organização de Libertação da Palestina (OLP) e Israel em que estes se reconheciam mutuamente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que boa fonte você tem aqui! Gostei muito.

Emile disse...

Que boa fonte você tem aqui! Gostei muito.